domingo, 24 de julho de 2022

Cristo na Crista


Este artigo consta de um vídeo e um texto que apresenta, em linhas gerais, a Proposta de Criação da Grande Trilha Ecoturística de São Gonçalo. Um projeto que engloba, entre outras coisas, a construção de um monumento - especificamente, uma estátua do Cristo Rei - no pico principal do Serrote de São Gonçalo, uma trilha para caminhadas ao longo da crista da elevação, uma estrada pavimentada paralela à trilha ecoturística, um hotel panorâmico, um teleférico, uma escadaria... Tudo integrado de forma a permitir uma exploração ecologicamente sustentável do potencial natural do referido acidente geográfico, visando a fomentar o turismo local e representar mais uma fonte de receitas para impulsionar socioeconomicamente o desenvolvimento da região.

A ideia surgiu em dezembro de 2015, quando, durante um período de férias, decidi realizar a escalada e a subsequente travessia sobre a crista do Serrote de São Gonçalo.

Em setembro de 2019 a imaginação foi concebendo outros elementos que, finalmente, transpuseram a mente e foram parar em um site (blog): https://projetosonga2020.wordpress.com.

A seguir, o primeiro texto redigido para servir como "cartão de visitas" do projeto. Seu conteúdo também foi impresso em vários folders e dois grandes banners.

A área do serrote de São Gonçalo apresenta um grande potencial e condições favoráveis para a exploração econômica e ambiental ecologicamente sustentável.

Em São Paulo e no Paraná são muito frequentes as áreas de preservação ambiental abertas ao público. Nessas unidades, as quais incluem trechos de serras e montanhas, é permitido fazer caminhadas, corridas, andar de bicicleta etc.

Esse tipo de espaço geográfico também pode ser concebido em Sousa, conforme detalhado a seguir.

Na crista do serrote de São Gonçalo poderia ser aberta uma trilha com largura de 1,00 a 2,00 metros, e sua extensão seria desde o início da serra (próximo da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes) até a outra extremidade do serrote, a leste. Nessa trilha turistas poderiam fazer trekking, caminhadas, corridas de aventura, mountain bike etc.

Romeiros teriam uma boa opção para fazer peregrinações: uma estátua de Jesus Cristo ou Nossa Senhora de Lourdes poderia ser erguida no pico principal.

A população local (moradores de São Gonçalo e de localidades circunvizinhas) poderia usufruir da trilha diariamente para a prática de atividades ao ar livre. Poderiam ser estabelecidos, no início do trajeto, pontos de venda de água, sucos, lanches e refeições, além de bonés, chapéus, souvenirs (lembranças) e outros itens.

Mirantes seriam criados nos três pontos mais elevados do serrote (ver fotos na próxima página), de modo a permitir aos visitantes acesso a belas vistas do açude, das várzeas de Sousa e de toda a região ao redor da serra.

Seria um local de contato saudável com a Natureza, constituindo-se também em mais uma opção de lazer para a população.

Conforme descrito nos parágrafos anteriores, esta proposta contempla aspectos de exploração comercial e ambiental sustentável, viabilizando as atividades que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual das pessoas que frequentarem o local. Considera, adicionalmente, a possibilidade de uso do espaço para fins religiosos.

Dr. Adriano A. Batista, MD – Médico, estudante de Direito e Técnico em Agropecuária


Cristo Rei saudando São Gonçalo, Sousa e o Sertão. Modelo sugerido para a estátua a ser inaugurada no cume principal do Serrote de São Gonçalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verdades do mundo