quarta-feira, 17 de agosto de 2022

O Reino de Deus x O Mundo Material

 


Vamos meditar um pouco acerca de algumas passagens das Escrituras Sagradas, analisando a Sabedoria contida nas palavras do Amado Mestre, Senhor e Salvador, Jesus Cristo de Nazaré, em seu famoso Sermão da Montanha:

— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração. - Mateus 6:19-21.

Neste mundo vivemos escravizados pela busca desenfreada por dinheiro, riquezas, acúmulo de bens materiais. Muitas dessas coisas, de fato, são desnecessárias, fúteis, inúteis...

Desperdiçamos nosso tempo e nossa energia vital com atividades que nos consomem, e não produzem em nossas vidas nenhum contentamento, gerando muitas vezes frustração, dor, sofrimento e uma sensação de vazio.

Enfrentamos situações estressantes, corremos riscos, brigamos uns com os outros.

Tudo desencadeado pela insana e incessante corrida pelo dinheiro!

E, quando, finalmente, alguns de nós conseguem adquirir alguns bens, muitas vezes isso se faz à custa da nossa paz. Nossas atenções são voltadas a essas coisas, tal como Cristo afirmou: "Onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração".

Continuando, Jesus diz:

— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. - Mateus 6:24.

Nessa loucura do cotidiano, no desespero, na pressa para tentar ganhar o máximo de dinheiro possível, o homem negligencia o lado espiritual. Acaba esquecendo-se do seu Criador, deixando de honrar e amar o seu Pai Celestial!

Para finalizar a nossa reflexão, os dois últimos versículos do Capítulo 6 do Evangelho segundo São Mateus:

— Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.

— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal! - Mateus 6:33,34.

Cristo conclui ensinando que as coisas mundanas são efêmeras e de importância secundária, e que os verdadeiros tesouros encontram-se nos domínios espirituais.

Aconselha-nos, antes de tudo, a dirigir nossos esforços à procura das bênçãos celestiais, o Reino de Deus, que é eterno e onde as recompensas são incomensuráveis! Cumprindo esse requisito, naturalmente as necessidades humanas materiais serão satisfeitas.

Jesus também se refere à inutilidade da preocupação com o futuro. Ou seja, questões que geram ansiedade e angústia nas mentes das pessoas, e sobre as quais não temos o menor controle. E é a mais pura expressão da verdade! Preocupados com o amanhã, nós nos privamos de viver plenamente o presente.

A fala de Cristo expressa a necessidade de viver um dia de cada vez, enfrentando com coragem, disciplina e determinação as lutas que se apresentam diante de nós, não deixando também de apreciar a beleza da existência em toda a sua complexidade!

"O amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal."

Desde há mais de dois mil anos a Bíblia já trazia lições importantes, sábias e valiosas sobre inteligência emocional, social e financeira!

Dr. Adriano Batista - MD.

Versão do Texto Bíblico: N.A.A. - Nova Almeida Atualizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verdades do mundo