segunda-feira, 26 de setembro de 2022

"Então devo me tornar um Conde!"

 


Um clássico da Literatura Universal, "O Conde de Monte Cristo", de autoria de Alexandre Dumas, recebeu adaptações para as telas do cinema.

Entre elas, a que mais aprecio é a estrelada por Jim Caviezel, mesmo ator do polêmico filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson.

Tanto no livro de Dumas como no filme com cenas mostradas neste vídeo há referências espetaculares a outras obras e autores que marcaram a História da Humanidade.

Podemos evidenciar alusões que remetem, por exemplo, à Bíblia, a Nicolau Maquiavel e a Baltazar Gracián, entre outros.

Quem leu "As 48 Leis do Poder" também poderá identificar, em vários trechos do filme, princípios, conceitos e ideias presentes nesse livro escrito por Robert Greene.

Em suma, um filme épico, baseado em uma obra atemporal, que reflete a realidade do mundo e desnuda partes da natureza humana, revelando as perversidades da sociedade, as injustiças, a ambição, a desonestidade, a corrupção, a covardia etc., que resultam no sofrimento de um homem simples, de bom coração e sem estudo.

Mas também permite vislumbrar algumas qualidades nobres do caráter, tais como lealdade, fidelidade, compaixão, resiliência, perdão...

#vida #ficção #realidade #sofrimento #superação #injustiça #sociedade #mundo #cinema #literatura #dumas #montecristo #livros #maquiavel #robertgreene #poder #48leisdopoder #silêncio #planejamento #estratégia 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verdades do mundo