sexta-feira, 26 de agosto de 2022

A Universalidade no SUS

 


O SUS e o Princípio da Universalidade

Um dos princípios básicos previstos na Constituição Federal e que norteiam as ações no Sistema Único de Saúde no Brasil é o da "Universalidade".

Significa que qualquer cidadão, qualquer pessoa, de qualquer origem ou classe social, independentemente de idade, religião, credo, gênero etc. tem direito à saúde no país.

Ou seja, não importa se é pobre ou rico, homem ou mulher, brasileiro ou estrangeiro. TODOS podem ter livre acesso aos serviços prestados no sistema público de saúde nacional.

Por exemplo: se uma pessoa rica e famosa quisesse dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde para submeter-se a uma consulta médica, solicitar exames e/ou receber quaisquer dos tratamentos realizados no âmbito da Atenção Básica e até mesmo retirar, gratuitamente, medicamentos na Farmácia da UBS, ela teria todo o direito e estaria completamente amparada pela Lei.

Obviamente, sabemos, nem tudo são flores nesse sistema. É notória a dificuldade que milhões de pessoas enfrentam no cotidiano para fazer valer seu direito constitucional de acesso aos serviços públicos de saúde.

Infelizmente nosso sistema não é perfeito. É repleto de falhas e maculado por mazelas como a corrupção, a má gestão, os desvios de recursos financeiros e materiais que deveriam ser destinados à população.

Apesar de tudo, ainda é possível encontrar ilhas de excelência no SUS, com profissionais competentes e comprometidos com a qualidade do atendimento, embora muitas vezes trabalhando sob condições insatisfatórias e "virando-se nos 30" para garantir aos usuários as ações de prevenção e promoção de saúde, incluindo o tratamento das mais diversas doenças.

Facebook: Dr. Adriano Batista - MD.

Site Imperador Improvável:

https://imperadorimprovavel.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verdades do mundo