quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Fuja da mediocridade!

 


A mediocridade pode ser encarada como uma atitude e até mesmo uma opção, uma escolha de vida. Ela não é ruim por ser um defeito, mas sim pelo fato de a pessoa medíocre permitir-se o mínimo aceitável. Escolher não acreditar, não se arriscar, não descobrir, não tentar, não ver e não encontrar.

A pessoa que se permite continuar na mediocridade simplesmente não atinge o seu máximo potencial, pois não se esforça para ultrapassar os limites da sua zona de conforto.

Quando alguém opta por permanecer na mediocridade, também escolhe ocultar as suas habilidades, os seus talentos, e deixa muitas oportunidades para trás. Acaba aceitando o trabalho que estiver disponível, mesmo que não atenda às suas expectativas. Sua relação com o parceiro torna-se monótona. Todo o potencial que tem é perdido em função da comodidade.

Decidir prosseguir na mediocridade pode ser mais fácil do que a abandonar e sair em busca do que você sonha. Tal atitude conduz a um esforço que não gera resultados positivos de imediato. Sendo assim, é muito melhor sair e arriscar do que ter uma vida que não traz satisfação. Caso esteja decidido a mudar, conheça algumas formas de combate à mediocridade.

1. Estabeleça uma meta ou um sonho a alcançar.

Quando nos falta um sonho ou uma meta a cumprir, a mediocridade encontra um caminho mais fácil para instalar-se em nossas vidas. Para evitar isso, não há remédio melhor do que pensar em algo que deseje e começar a trabalhar para torná-lo viável. Qualquer sonho é válido, desde viajar a algum lugar remoto até começar seu próprio negócio. O que você quer fazer?

Se agora você não tem um sonho e nem uma ideia, pense em alguma atividade que gostaria de fazer. Quando encontrar seu sonho, a pergunta seguinte será: "Tenho coragem de convertê-lo em realidade?" A mediocridade dirá que não é possível, que é complicado ou que levará muito tempo, porém você deve analisar se realmente é o que quer ou não, e manter firme sua crença de que poderá realizá-lo.

Se você realmente o deseja, crie uma rota para alcançar esse objetivo. Lembre-se: sonhar grande e alcançar com pequenas ações. Um pequeno passo a cada dia é mais efetivo do que uma grande ação a cada mês. "Sic parvis magna": grandes coisas têm pequenos começos!

2. Relacione-se com pessoas diferentes e inspiradoras.

Se você se relaciona com pessoas de mentalidades medíocres, pensará e agirá como elas. Não interprete mal. Não quer dizer que você precisa acabar com todas as suas relações, mas sim que deve incorporar à sua vida gente que o inspire.

Conceda-se a oportunidade de conhecer pessoas que conseguiram o que desejavam. Perceberá pouco a pouco uma mudança na sua forma de enxergar o mundo e aprenderá a ver opções para realizar seus sonhos.

3. Não escute a maioria.

Você já percebeu: as pessoas que alcançam as maiores metas são aquelas que deixaram de lado os padrões normais. Quando você segue os mesmos passos da maioria, não pode esperar resultados diferentes. Atreva-se a tomar o caminho menos transitado - o qual, provavelmente, terá mais contratempos.

Você não terá resultados positivos imediatamente, mas assim que começarem a aparecer, verá como são incríveis! Experimente fazer uma mudança de mentalidade e não deixe que o medo invada quando outros disserem que você vai errar. Lembre-se de que cada um deve seguir seu próprio caminho.

4. Assuma riscos, mesmo que muitos o considerem um louco.

Uma vida sem correr riscos por si só já representa um imenso risco, e contribuirá para mantê-lo na mediocridade. É válido concentrar-se em um trabalho que viabilize o pagamento das contas do mês, porém com certeza há mais coisas além disso, esperando por você lá fora.

O que você deve evitar é o comodismo e não incorrer nos exageros que podem fazer a situação fugir do seu controle. Mas aproveite cada instante que puder para fazer algo novo.

Recorda-se de que foi aconselhado ter um sonho ou uma meta? Bem, sem dúvidas, no processo de alcançar o que se propõe, encontrará pessoas que lhe dirão que é impossível. Sem importar qual é a meta, sempre existirão pessimistas ou gente que, por medo, deixou seus sonhos irem embora e agora tenta fazer o mesmo com você, desencorajando-o. Não entre nesse jogo! Inclusive, se você errar, é melhor ter experimentado algo novo do que ficar com a incerteza do que poderia ter acontecido.

Você não nasceu para a mediocridade!

Cada um de nós tem habilidades e qualidades únicas que podem oferecer muito ao mundo. Todavia, muitos seres humanos ficam estagnados no que é fácil e escolhem não ir mais além.

Não seja uma dessas pessoas. Você, assim como todos os da nossa espécie, veio ao mundo para fazer algo especial. Talvez agora não saiba ou não acredite, mas essa é a realidade. Só é preciso encontrar sua vocação, dar o primeiro passo e ver sua luz brilhar como o sol!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verdades do mundo