segunda-feira, 26 de setembro de 2022

"Então devo me tornar um Conde!"

 


Um clássico da Literatura Universal, "O Conde de Monte Cristo", de autoria de Alexandre Dumas, recebeu adaptações para as telas do cinema.

Entre elas, a que mais aprecio é a estrelada por Jim Caviezel, mesmo ator do polêmico filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson.

Tanto no livro de Dumas como no filme com cenas mostradas neste vídeo há referências espetaculares a outras obras e autores que marcaram a História da Humanidade.

Podemos evidenciar alusões que remetem, por exemplo, à Bíblia, a Nicolau Maquiavel e a Baltazar Gracián, entre outros.

Quem leu "As 48 Leis do Poder" também poderá identificar, em vários trechos do filme, princípios, conceitos e ideias presentes nesse livro escrito por Robert Greene.

Em suma, um filme épico, baseado em uma obra atemporal, que reflete a realidade do mundo e desnuda partes da natureza humana, revelando as perversidades da sociedade, as injustiças, a ambição, a desonestidade, a corrupção, a covardia etc., que resultam no sofrimento de um homem simples, de bom coração e sem estudo.

Mas também permite vislumbrar algumas qualidades nobres do caráter, tais como lealdade, fidelidade, compaixão, resiliência, perdão...

#vida #ficção #realidade #sofrimento #superação #injustiça #sociedade #mundo #cinema #literatura #dumas #montecristo #livros #maquiavel #robertgreene #poder #48leisdopoder #silêncio #planejamento #estratégia 




Julgar precipitadamente

 


Carl Gustav Jung afirmou com muita convicção: "Pensar é muito difícil. É por isso que as pessoas preferem julgar."

Discriminação e julgamentos precipitados dão a tônica em uma sociedade política e culturalmente atrasada como a deste país, onde o nível de analfabetismo funcional alcança um dos maiores patamares do mundo civilizado, imperando a ignorância e a estupidez das massas. Mazelas que não deixam de acometer também parte significativa dos ditos "eruditos" hipócritas e das elites dominantes.

Descrição do vídeo abaixo: cena memorável de "O Conde de Monte Cristo" - uma das minhas prediletas na película, que retrata uma história de sofrimento e injustiças severas, canalhices e covardias praticadas contra um homem simples, humilde e iletrado: Edmond Dantês. Um clássico atemporal escrito por Alexandre Dumas, autor de "Os Três Mosqueteiros".

#classico #literatura #dumas #sociedade #julgamento #preconceito #discriminação #hipocrisia #burrice #brasil #ignorância #cultura #deficienciaintelectual #caráter #estudos #leitura #compreensão #despertar #conhecimento #filme





domingo, 25 de setembro de 2022

Riquezas

 


Que homem é o homem que não torna o mundo um lugar melhor?

De que adiantam fama, sucesso, riquezas e todo o lixo social e cultural que somos obrigados a engolir, se não somos capazes de agir para o bem de todos?

Você pode ser útil para alguém, em algum lugar, em determinado tempo, de alguma forma!

Salomão, o homem mais rico que já existiu, tinha muitos tesouros, e poderia ter tido muito mais. Deus ofereceu-lhe bênçãos infinitas, e o Rei optou primeiro pela Sabedoria!

De posse da Sabedoria, o Rei Salomão conseguiu praticamente tudo o que a mente humana pode conceber. E riquezas materiais que não encontram paralelo nos tempos hodiernos!

É extremamente válido querer ser rico e dispor de muito dinheiro, se por meio dele você consegue tornar o mundo um pouco melhor...

E isso inclui ajudar e abençoar outras pessoas.

Essa é a verdadeira filosofia digna de um autêntico gênio, bilionário, playboy, filantropo!

Agora, se você não pode, de algum modo, ser útil e prestar ajuda, pelo menos não seja uma praga sobre a Terra. Isto é, não faça nada para prejudicar ninguém!

Da mesma forma como agiu o Rei Salomão, procure a Sabedoria, e ela tornará sua vida rica e plena!




domingo, 18 de setembro de 2022

Projeto Cristo na Crista: Teleférico do Cristo Rei e demais atrações turísticas




https://projetosonga2020.wordpress.com


Projeto Cristo na Crista.

Complexo Ecoturístico e Religioso de São Gonçalo.

Quando estiver concluído, o Teleférico do Cristo Rei será uma das grandes atrações turísticas do Complexo.

Juntamente com a Grande Trilha Ecoturística de São Gonçalo, os mirantes, a escadaria, a via pavimentada ao longo do trajeto da crista do serrote, o hotel panorâmico e o parque aquático!

Representará uma opção adicional de acesso ao topo do Serrote de São Gonçalo, facilitando a visitação à Estátua do Cristo Rei.

Um grande vislumbre da paisagem sertaneja, em uma experiência de tirar o fôlego, permitindo ampla contemplação da Natureza e das belezas geográficas típicas da região. Exemplos: o Açude de São Gonçalo, as vastas planícies das Várzeas de Sousa e todo o Perímetro Irrigado, algumas cidades - incluindo Sousa, Marizópolis e outras no campo de alcance da visão - e outros pontos de interesse.

Sem sombra de dúvidas, um empreendimento visionário que somente tem a acrescentar aspectos positivos para São Gonçalo e as áreas circunvizinhas!





quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Hipotireoidismo: generalidades

 



Dificuldade para emagrecer? Falta de energia para o dia-a-dia? Conheça uma possível causa dos seus problemas!

Cansaço permanente, dificuldade para emagrecer, falta de libido. Você sabia que esses problemas podem estar relacionados ao Hipotireoidismo?

A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino do corpo humano, responsável pela produção de 2 hormônios: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4).

Esses hormônios controlam o metabolismo do corpo. Em outras palavras, interferem nos processos pelos quais as células gastam a sua energia.

A produção desses hormônios é regulada por outro hormônio que é produzido na glândula hipófise, chamado TSH. Quando faltam T3 e T4 no sangue, o TSH sobe na tentativa de normalizar o nível desses hormônios.

Explicando de uma forma muito resumida, o hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão baixos. Nesses casos, são comuns sintomas como:

- cansaço
- sonolência
- falta de libido
- dificuldade para perder peso
- queda de cabelo
- dificuldade de raciocínio
- depressão.

A boa notícia é que existem tratamentos que podem regular os níveis de T3 e T4 no sangue e conferir ao paciente uma vida livre desses sintomas.

Atualmente existem tratamentos com hormônios sintéticos e biologicamente similares, ou seja, que possuem a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo corpo humano.

É fundamental, no entanto, que estes tratamentos sejam acompanhados por um Médico, uma vez que é preciso calcular a dose ideal dos hormônios e fazer um acompanhamento constante dos resultados.


Facebook: Dr. Adriano Batista - MD




quarta-feira, 7 de setembro de 2022

"Independência"


200 anos da Declaração de Independência do Brasil.

07 de setembro de 1822. Dom Pedro I, segundo a narrativa, soltou o brado "Independência ou morte!" em um morro próximo das margens do riacho Ypiranga. Montado em um cavalo imponente, empunhando uma espada, cercado por fidalgos e pelos homens da guarda especial que viriam a ser conhecidos como "Dragões da Independência".

Essa cena sublime foi retratada por Pedro Américo, em um quadro magnífico que se encontra no Museu do Ipiranga, em São Paulo-SP:



A despeito de todo o requinte, da ideia de heroísmo e da beleza que a referida obra transmite, a verdade é que o processo de emancipação político-administrativa do Brasil não ocorreu de forma tão cálida e pacífica. Ao contrário das águas plácidas do riacho, houve muita turbulência, resistência, lutas sangrentas por todo o país!

"O brado retumbante" não ecoou necessariamente da voz de um povo heróico. O fato é que a participação popular não foi expressiva. Conforme é possível observar no próprio quadro, intitulado "O Grito do Ipiranga", um homem simples assiste, perplexo, à cena pomposa em que Dom Pedro I é protagonista:



Ali, de forma alegórica e poética, evidencia-se o povo à margem de eventos cruciais para o futuro da Nação que estava florescendo. Nascia o Império, uma Monarquia Constitucional, uma ex-colônia, recém desmembrada da sua Metrópole (Portugal).

Anos mais tarde, em 15 de novembro de 1889, um Golpe de Estado político-militar, também referido na História do Brasil como Golpe Republicano ou Golpe de 1889, pôs fim ao regime monárquico e instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil.



Acima: imagens retratando o Golpe de Estado Político-Militar que instaurou o Regime Republicano no Brasil


A República: representação artística e alegórica


A Proclamação da República, levada a cabo pelo Marechal Deodoro da Fonseca, encerrou a monarquia constitucional parlamentarista do Império. Destituiu o então chefe de Estado, o Imperador Dom Pedro II, que foi obrigado a deixar o Brasil e partir para o exílio na Europa.


Marechal Deodoro da Fonseca proclamando a República


Teve início a Primeira República Brasileira, cujo primeiro Presidente foi o alagoano Marechal Deodoro da Fonseca. Curiosamente, um monarquista, que, muito contrariado, praticamente foi forçado a liderar as tropas militares no golpe que culminou com a queda do Império.


O Marechal Deodoro da Fonseca: Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil


Já o Imperador deposto, Dom Pedro II, tinha a simpatia da população. E o povo, assim como ocorreu na época da Independência, novamente foi um mero espectador em mais um evento engendrado pelas elites dominantes. No caso, as oligarquias burguesas agrárias, insatisfeitas e inconformadas com, entre outros fatores, a abolição da escravatura!



Charge ilustrando a Proclamação da República e a expulsão do Imperador Dom Pedro II e de sua côrte


Retrato de Dom Pedro II, Imperador deposto, que gozava de certo prestígio junto à população


O fato é que, no país, termos como "independência"; "liberdade, igualdade, fraternidade"; "ordem e progresso" etc. são restritos a alguns poucos privilegiados. A grande massa, a base da pirâmide, é cada vez mais dependente do Estado, em uma relação que pode ser entendida como uma forma de escravidão moderna velada.

Apesar de tudo, algumas nuances dos eventos mencionados deixaram um legado histórico, artístico e cultural interessante.

É o caso, por exemplo, das obras de arte (literatura, pintura, música etc.). Entre elas, o já citado quadro de Pedro Américo e outras telas magníficas; a Bandeira do Império, estética e visualmente mais atraente do que a da República Federativa do Brasil; e o belíssimo Hino da Independência, cuja linda melodia foi composta pelo próprio Imperador Dom Pedro I, tendo a letra sido escrita por Evaristo Veiga.

Também despertam uma certa nostalgia, fazendo-nos recordar a infância, em uma época na qual as escolas reuniam os alunos antes do início das aulas para cantar os hinos e acalentar um sentimento de patriotismo genuíno.

Para finalizar, a transcrição do Hino da Independência:

Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade,
Já raiou a liberdade,
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa…
Zombou deles o Brasil;
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Não temeis ímpias falanges
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil;
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó! brasileiros!
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.




domingo, 4 de setembro de 2022

Um Aprendiz, um Mestre e a Saúde Mental

 


Facebook: Dr. Adriano Batista - MD.

Quando ainda era estudante de Medicina, enviei uma carta - escrita à mão - ao renomado psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury.

Na missiva eu contava parte da minha história de vida, relatando algumas das adversidades que enfrentei, tais como a pobreza e as dificuldades financeiras constantes, até conseguir ingressar no curso de Medicina em uma Universidade Federal. Isso sem ter nascido em "berço de ouro", e tendo feito todo o ensino médio em escola pública e sem frequentar cursinhos pré-vestibulares.

Para minha surpresa e imensa alegria, após um mês do envio da minha correspondência, recebi uma resposta. Uma carta, também redigida à mão, pelo próprio Dr. Augusto Cury!

Nela ele me parabenizava pela minha perseverança, por ter conseguido superar tantas dificuldades de forma praticamente heróica, e tecendo elogios e destilando palavras gentis e encorajadoras!

Juntamente com a carta, ele também me remeteu um belíssimo presente. A coleção completa de sua obra intitulada "Análise da Inteligência de Cristo"!

Era o ano de 2002. O tempo foi passando, concluí a Graduação em Medicina em 2005. Posteriormente fui adquirindo vários livros de autoria do Dr. Augusto Cury, inclusive duas edições mais novas da coleção mencionada. Uma delas dei de presente a uma pessoa especial.

Anos mais tarde participei de uma palestra ministrada por ele em Sorocaba: "O Código da Inteligência", título de um dos seus livros lançados na época.

O Dr. Augusto Cury costuma enfatizar a importância da inteligência emocional, ensinando os leitores a navegar com segurança e maestria pelas turbulentas águas das emoções!

É sempre válido lembrar que corpo e mente - e espírito - são indissociáveis.

Doenças mentais - ou psiquiátricas - podem interferir no funcionamento do organismo, e distúrbios orgânicos podem gerar transtornos mentais.

Uma mente sã é requisito imprescindível para um corpo saudável, e vice-versa!

Resumidamente, muitos dos transtornos mentais são resultantes de um ou mais dos seguintes fatores:

1 - excesso de passado, que gera depressão;

2 - excesso de presente, levando ao stress;

3 - excesso de futuro, criando a ansiedade.

Como formas de combater e lidar melhor com esses distúrbios, existem alguns hábitos e estratégias que ajudam a estimular a mente, melhorar o condicionamento do corpo e a saúde integral.

Um dos hábitos reconhecidamente benéficos para o organismo é a prática regular de exercícios físicos.

Um outro é a leitura. Ela contribui para eliminar três grandes males. O tédio, o vício e a ignorância!

Portanto, faça o possível para proteger a sua saúde física, mental, emocional, espiritual etc., adotando hábitos saudáveis e tendo uma vida melhor sob vários aspectos.




sábado, 3 de setembro de 2022

Saúde: Alimentos Funcionais

 


Hoje falaremos um pouco a respeito dos alimentos funcionais e dos seus benefícios para a saúde.

Muito se fala em alimento funcional. O tema sempre é abordado em sites e revistas de saúde e alimentação.

Para entender o que é um alimento funcional e quais são seus efeitos positivos para o organismo, assista até o final.

Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual produz efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à saúde.

Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Os principais alimentos classificados como funcionais são a soja e derivados; cereais integrais, como aveia, centeio, cevada e farelo de trigo: hortaliças, como tomate, couve-flor e brócolis; algumas variedades de grãos, tais como os de linhaça; hortaliças com talos; frutas, como a uva; leite fermentado, entre muitos outros.

Confira a seguir os principais benefícios dos alimentos funcionais para o organismo.

Casca de uva, vinho tinto e maçãs: redução de doenças cardiovasculares, formação de coágulos e inflamações.

Soja e derivados: redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa.

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete: aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas.

Tomate, goiaba e melancia: atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata).

Folhas verdes: proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão.

Linhaça: inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares, autoimunes e inflamatórias.

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral: melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e regulação dos níveis de colesterol e da glicemia.

Leites fermentados e iogurtes: melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon.

Hipócrates, o Pai da Medicina, já afirmava na Grécia Antiga: "Que o seu alimento seja o seu remédio."

Facebook: Dr. Adriano Batista - MD.




sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Gota

 


A gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É esse depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária, que tanto incomodam seus portadores.

É importante destacar que somente 20% das pessoas com a taxa de ácido úrico elevada desenvolverão a doença, que acomete mais os homens adultos do que as mulheres.

Sintomas.

Na maioria das vezes, o sintoma inicial é um inchaço na articulação do hálux, o dedo grande do pé, acompanhado de dor muito forte. A primeira crise pode durar de três a dez dias. Após esse período, o paciente volta a levar vida normal, o que geralmente faz com que não procure ajuda médica imediatamente.

Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma articulação ou outras. Geralmente, as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, mas pode haver comprometimento de qualquer articulação.

Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade da dor pode aumentar.

O portador de gota que não se trata pode ter as articulações deformadas, e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões e bursas.

Diagnóstico.

Somente é possível fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de monourato de sódio no líquido aspirado da articulação. Caso contrário, não é possível definir o diagnóstico antes de descartar outras causas possíveis do distúrbio.

Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita do desenvolvimento da doença, o médico deverá pedir nova dosagem dentro de duas semanas.

Radiografias (exames de raios X) podem ajudar a definir o quadro.

Tratamento.

Não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontece devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo.

Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, consequentemente, evitar as crises de gota.

Recomendações.

Durante o tratamento, se os níveis de ácido úrico não estiverem alterados, o consumo de bebidas alcoólicas é permitido, mas com controle e moderação.

Não coma frutos do mar, miúdos e excesso de carne vermelha quando os níveis de ácido úrico estiverem altos, porque você pode desencadear uma crise. Com a doença controlada, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero.

Não abandone o tratamento sem procurar orientação médica, porque o nível de ácido úrico subirá novamente, levando a deformidades das articulações.

Dr. Adriano Batista.


quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Camarões: curiosidades

 

Você sabia que os camarões são conhecidos como "baratas do oceano"?

Camarões são animais invertebrados da classe dos artrópodes, assim como baratas e outros insetos. A diferença é que camarões pertencem à ordem dos crustáceos, da mesma forma que as lagostas, os caranguejos e os siris.

E por que os camarões são apelidados de "baratas do mar"? A explicação está no fato de serem onívoros, ou seja, alimentam-se de tudo - inclusive do lixo do mar!

Então esse é o paralelo que se estabelece entre camarões e baratas, uma vez que estas são conhecidas por terem como alimentação o lixo terrestre.

Quando tiver vontade de ingerir camarões, lembre-se das informações mencionadas acima.

É notório que esse petisco apresenta seu valor como alimento proteico e é apreciado pelo seu sabor característico. Porém não se pode negligenciar os devidos cuidados com a higiene e o preparo adequado dessa iguaria.



 

Verdades do mundo